Pouco mais de sete meses após a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 no município, Vereda realizou uma "Dia D" de vacinação e bateu a marca de 100% da população veredense de 18 anos ou mais vacinada com a primeira dose ou única.

A ação, que teve como lema "De dose em dose rumo ao 100%", aconteceu na tarde e noite de ontem, 27 de agosto, na Quadra Poliesportiva João Gobira, na sede.

A mobilização concretizou toda a articulação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Vereda, que, através da Secretaria de Saúde, tem organizado toda a campanha de vacinação no território municipal.

Ao longo da semana, a equipe da Saúde, através das equipes de Atenção Básica, realizaram vacinação em todos os distritos de Vereda, garantindo a oferta da primeira dose a toda população jovem de cada localidade, concluindo essa etapa com sucesso, reafirmando o propósito da gestão municipal que a vacinação chegasse de forma capilar a cada verendense, da sede a zona rural.

Já com o dia D de vacinação divulgado para ontem, o município foi surpreendido com informe por parte do Governo do Estado, que, após sequenciamento de amostra de paciente com covid-19, foi identificado que Vereda foi um dos primeiros municípios baianos a confirmar a presença da variante indiana Delta, em seu território.

A equipe de Saúde, ao ter conhecimento dessa informação, tomou as medidas oportunas ao momento, reforçando a importância da vacinação da população veredense e ampliou a oferta de testagem em massa para covid-19, por meio do swab nasal (RT- PCR), amostras que, na madrugada de hoje, foram encaminhadas para análise no Lacen-Bahia.

Vereda é um dos primeiros municípios da Bahia a ofertar vacinação 100% para a população maior de 18 anos.No dia de ontem, foram aplicadas mais 200 doses e coletadas quase 100 amostras para teste.

Toda a atividade de ontem contou com o apoio do NRS-Extremo Sul e envolvimento de todas as secretarias do governo "Um novo tempo, uma nova história".

A ação fluiu de forma tranquila e organizada, garantindo as medidas sanitárias e contou com ações de entrentenimento de artistas locais, organizadas pelo Departamento de Cultura municipal.

Os trabalhadores da saúde, que, com muita alegria e animação, participaram da ação até tarde da noite, expressaram suas emoções e gratidão por participarem dessa marca histórica na cidade.

Vereda é um dos primeiros municípios da Bahia a ofertar vacinação 100% para a população maior de 18 anosSegundo a Secretaria Municipal de Saúde, se um veredense maior de 18 anos ainda não tenha tomado sua primeira dose, deve procurar as unidades de saúde para cadastro e agendamento da dose. A Secretaria reforça a importância de toda a população ser vacinada e manter as medidas de prevenção.

A secretária de saúde se emocionou ao falar do marco histórico alcançado na saúde pública de Vereda, enfatizou a valorização do SUS em oferecer doses de esperança a toda população brasileira em especial por Vereda está concluído essa etapa com sucesso.

O prefeito Manrick Teixeira também falor sobre o "Dia D" de vacinação. "Aprendemos que a vacina é a solução definitiva e que, com todo mundo vacinado, voltaríamos à normalidade. Estamos chegando".

Da Redação, com informações Ascom


Deixe seu Comentário